gbc-engenharia-porque-encontramos-dificuldade-em-implantar-a-seguranca-do-trabalho

Porque encontramos dificuldade em implantar a segurança do trabalho?

Via: Notícias de Parauapebas

Bem vamos começar polemizando dizendo que na VERDADE poucas empresas estão realmente empenhadas em proporcionar um ambiente seguro visando a qualidade de vida do trabalhador.

Diria que ainda somos movidos pela imposição e pela punição, em muitos lugares só se pratica segurança dessa forma. E se eu disser que isso é um problema educacional, cultural e consequentemente comportamental.

Bem vamos tentar entender com um exemplo bem prático, muitos de nós não acreditamos que algo de ruim pode acontecer a nós mesmos certo? Acreditamos que as coisas ruins como por exemplo um acidente na estrada causando uma tragédia familiar só acontece com as outras famílias e que jamais aconteceria com a minha, normalmente esse tipo de crença é comum e se perpetua até o dia em somos surpreendidos de forma trágica com notícias e fatos ruins.

Agora pergunto, você conhece alguém que só FAZ USO do cinto de segurança em seu carro após se deparar com uma BLITZ ou um guarda de transito? Alguém que só manda o filho ou a filha sentar na cadeirinha e passar o cinto de segurança pelo mesmo motivo acima? Alguém que ao pilotar uma moto usa o capacete no cotovelo?

Pois bem agora me responda, esse mesmo condutor que não dá a mínima de importância para sua própria segurança e de seus filhos pode ser o supervisor, gerente ou diretor da empresa em que você trabalha?

Bem se a resposta for sim, me diga com clareza como seria a seriedade da aplicação da segurança no trabalho dentro desta organização? Certamente seria algo imposto ou forçado, já parou para pensar em implantar procedimentos e regras, sendo que nem mesmo você acredita? Implantando apenas para cumprir normas e protocolos……certamente não vai funcionar!

No exemplo citado acima eu destaquei os cargos de LIDERANÇA, no entanto eu estendo a todos os cargos e funções, pois a responsabilidade é de todos!

Quando citamos que a educação também está relacionada ao problema, me refiro a educação deficiente que temos em nossas escolas, nos países um pouco mais desenvolvidos já se tem em seu curriculum básico educacional a disciplina “segurança no lar”, onde crianças aprendem desde cedo sobre “como evitar acidentes, e se acontecer o que fazer?” Será que essa disciplina seria importante para nossas crianças, o fato é não somos preparados para ter uma vida segura seja dentro ou fora do trabalho, prova disso é o fato de nossas crianças não terem a oportunidade de estudarem sobre a importância de se evitar acidentes, porque não aprendemos na escola que acidentes são criados e evitados unicamente por nós mesmos? Se assim fosse, será que teríamos menos acidentes de transito nas estradas? Menos mortes nos ambientes de trabalho?

Acreditamos que a educação tem que vim de berço, sendo assim precisamos ensinar mais e melhor a todos e principalmente nossas nossas crianças, com o intuito de se ter um futuro com um número menor de mortes provocadas por imprudência.

Entre as principais causas de acidentes de trabalho no Brasil, destacam-se:

  • NÃO UTILIZAR O EPI ADEQUADO
  • NEGLIGÊNCIA NA INSTRUÇÃO AO TRABALHADOR
  • FALTA DE CONHECIMENTO TÉCNICO
  • ATITUDES IMPRUDENTES
  • AUSÊNCIA OU NEGLIGÊNCIA NA FISCALIZAÇÃO.
  • NÃO-CUMPRIMENTO DE LEIS TRABALHISTAS.
  • NEGLIGÊNCIA AOS DIREITOS DOS TRABALHADORES.
  • NÃO-MANUTENÇÃO OU NÃO-REPOSIÇÃO DE MAQUINÁRIOS.

Raciocinem comigo, 100% das causas listadas acima estão relacionadas diretamente com o comportamento humano, isso quer dizer que se trabalharmos o desenvolvimento das pessoas, deixando claro a importância da preservação da vida e da saúde, podemos ter um resultado diferente, o qual todos esperam, porém poucos fazem algo apara conseguir.

Vamos nos mobilizar e conscientizar cada vez mais e melhor todos os nossos trabalhadores, buscando um resultado mais decente, para finalizar me responda:

Você gostaria de ver um filho seu exposto a uma situação de risco de acidentes grave durante sua jornada de trabalho? Certamente sua resposta será “claro que não”, e o que fazemos quando vemos filhos de outros filhos sendo expostos? Nada?

Fica a reflexão!!!!!!

Quer entender melhor sobre o assunto e melhorar cada vez mais os resultados de sua empresa?

Entre em contato agora mesmo!

Fonte: Notícias de Parauapebas | www.noticiasdeparauapebas.com
Postado por: GBC Engenharia – Perícias e Consultoria | www.gbcengenharia.com.br

GBC

A GBC Engenharia - Perícias e Consultoria é uma empresa especializada em perícias de engenharia nas áreas civil e ambiental há mais de 20 anos, com ampla atuação em todo território nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>