geosampa-mapa

GeoSampa: Sistemas de Mapas Oficial da Cidade de São Paulo

Via MCL Soluções Ambientais

GeoSampa é o sistema oficial de dados geográficos da cidade de São Paulo para apoiar empresas e construtoras em várias questões, inclusive na consultoria ambiental: Licenciamento Ambiental, Estudo de Impacto Ambiental e Graprohab.

No começo deste mês de julho, mais precisamente no dia 3, a prefeitura do município de São Paulo, na gestão do prefeito João Dória, publicou o Decreto nº 57.770 no Diário Oficial. Tal Decreto confere, em suma, nova regulamentação ao Sistema de Informações Geográficas do Município da Cidade. Estão, agora, todas essas informações reunidas na Plataforma GeoSampa.

A instauração da Plataforma GeoSampa foi, em princípio, um importante passo para a organização do espaço geográfico paulistano, visto que quaisquer informações alusivas à “produção, manutenção, análise, disseminação e divulgação de informações” estão agora todas mapeadas de maneira objetiva e prática, assegurando acesso à informação até mesmo aos mais leigos no assunto; ademais, todo esse banco de dados aliado ao alcance do cidadão comum constitui informação de teor oficial.

O acesso às informações da cidade reunidas numa só plataforma on-line propicia ainda que todo e qualquer material seja encontrado de maneira ainda mais ágil.

A Plataforma GeoSampa, ao ser acessada, se mostra a princípio um mapa digital da cidade de São Paulo; assim, conforme navegamos, vamos tendo acesso a dados atualizados referentes, por exemplo, a limites administrativos, censos demográficos e indicações sociais, equipamentos (panorama cultural, esportivo, educacional, segurança e saúde), transportes, sistema viário, dados habitacionais e de edificação, infraestrutura, e muitos outros dados.

Outro fator de extrema importância: a Plataforma Digital também já se faz um grande veículo para questões ambientais, visto que ela possibilita empresas e a sociedade encontrarem dados correlatos ao meio verde (recursos naturais) e ao meio físico (a exemplo de carta geotécnica, topografia e geografia).

Por coligir dados atualizados (2017) pertinentes à vida geográfica e até ambiental da cidade de São Paulo, a Plataforma GeoSampa – agora oficial – se mostra também uma forma ágil do cidadão participar da sociedade ao seu redor.

Consulte o GEOSAMPA aqui: http://geosampa.prefeitura.sp.gov.br/PaginasPublicas/_SBC.aspx

A Plataforma GeoSampa e Sua Administração

A plataforma digital da cidade de São Paulo é mantida pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento(SMUL).

Com mais de 180 diferentes temas que concernem ao cotidiano da capital, a Plataforma permite ainda uma série de análises qualitativas e quantitativas da capital paulista.

Tamanha importância, os acessos à plataforma, desde sua concepção, se mantêm em constante expansão. Em março deste ano, já havia se contabilizado, inclusive, mais de 100 mil acessos à plataforma digital.

Das responsabilidades no que concerne à manutenção do programa, segue, ipsis litteris, a Seção V – compreendendo artigos 18, 19, 20 e 21 – do Decreto nº 57.770/2017.

Artigo 18. Caberá ao Departamento de Produção e Análise de Informação – DEINFO, da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento – SMUL, disponibilizar o SIG-SP nos termos do artigo 3º deste decreto e garantir o gerenciamento e manutenção constante de seus componentes.

Parágrafo único. Cada órgão ou ente municipal é responsável pela atualização e contínua manutenção das informações por ele produzidas e agregadas ao Sistema de Informações Geográficas do Município de São Paulo – SIG-SP, incluindo os metadados e os dicionários de dados.

Artigo 19. DEINFO fornecerá, mediante solicitação, apoio aos órgãos e entes municipais na fase de elaboração de projetos e atividades que requeiram produção de dados geoespaciais, a fim de permitir sua integração ao SIG-SP e garantir a adequação às normas e padrões definidos, bem como o bom uso dos recursos humanos e financeiros.

Artigo 20. No âmbito do SIG-SP, caberá à Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento garantir a gestão tecnológica, em conformidade com o Decreto nº 57.653, de 7 de abril de 2017.

Artigo 21. O DEINFO será responsável pelo atendimento aos usuários, disponibilizando canais de comunicação de fácil acesso, tais como formulários, endereço de e-mail, telefone de contato e aplicações web, bem como pelo treinamento dos usuários e dos demais interessados na divulgação pública do conteúdo do sistema.

GBC

A GBC Engenharia - Perícias e Consultoria é uma empresa especializada em perícias de engenharia nas áreas civil e ambiental há mais de 20 anos, com ampla atuação em todo território nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>